Quando você cuida, você aprende a amar

  • 22/08/2025
Quando você cuida, você aprende a amar
Quando você cuida, você aprende a amar (Foto: Reprodução)

Cuidar é um ato que vai muito além da obrigação: é um exercício de humanidade que transforma tanto quem recebe quanto quem oferece cuidado. Assim como é prazeroso ser cuidado, precisamos perceber que também é quando cuidamos. O cuidado sempre gera um fruto para ambos os lados.

A Bíblia nos lembra que o maior mandamento é amar a Deus e ao próximo como a nós mesmos (Mateus 22:37-39), não é verdade? Refletindo sobre isso, podemos entender que esse amor não é apenas um sentimento abstrato, mas se concretiza em gestos de atenção, acolhimento e empatia. É no cuidar que descobrimos a profundidade do amor que muitas vezes não sabíamos possuir!

O convívio com o outro nos ensina a lidar com diferenças, paciência e limites. Paulo escreveu aos Gálatas: “Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo” (Gálatas 6:2). O apóstolo está nos ensinando que na convivência também compartilhamos dores e alegrias.

Ao cuidarmos, experimentamos a graça de sermos instrumentos de alívio, e ao mesmo tempo aprendemos que o amor se fortalece na prática da solidariedade.

A empatia é outro pilar fundamental nesse processo. Ela nos permite enxergar a realidade com os olhos do outro e sentir com o coração dele. Nisso, há uma troca. Veja essa esta mensagem do apóstolo Paulo: “Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram” (Romanos 12:15).

O exercício de se colocar no lugar do próximo rompe barreiras de egoísmo e abre espaço para vínculos verdadeiros, nos levando a uma experiência de amor que é tanto transformadora quanto curativa.

Não foi isso que Jesus fez? Ele veio! Tomou a condição humana, finita em um corpo vulnerável, para sentir o que suas criaturas sentem. Essa empatia, de puro cuidado e amor, trouxe cura e salvação para todos os que creem Nele.

O relacionamento curativo surge justamente dessa interação: quando nos envolvemos no processo de cuidar, descobrimos não apenas a necessidade do outro, mas também nossas próprias fragilidades e potencial de amar.

O cuidado quebra a rigidez do isolamento e abre caminhos de cura emocional e espiritual. “Nós amamos porque Ele nos amou primeiro” (1 João 4:19). Amar é resposta e reflexo do cuidado que Deus nos ofereceu e também nos ensinou a entregar.

Assim, o desafio que proponho hoje é: agir. Comece com pequenos gestos: escute com atenção, ofereça ajuda prática, ore por alguém que está passando por dificuldades. Permita-se sair da zona de conforto e se envolver no cuidado do próximo.

Ao se dedicar, você não apenas transforma a vida de alguém, mas descobre em si um novo nível de amor, capaz de refletir o próprio coração de Deus. Cuide, e você aprenderá a amar de forma mais profunda e verdadeira.

O Pai ama você!

 

Darci Lourenção (@pra_darci_lourencao) é psicóloga, pastora, coach, escritora e conferencista. Foi Deã e Professora de Aconselhamento Cristão. Autora dos livros “Na intimidade há cura”, “A equação do amor”, “Viva sem compulsão” e “Devocional Minha Família no Altar”.

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Não temas: Deus não te deixará sozinho

 

FONTE: http://guiame.com.br/colunistas/darci-lourencao/quando-voce-cuida-voce-aprende-amar.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes